SEPULTURAS

Anterior

Página inicial        

 

 

 
 
 
 
 


 

 

    Monumento

    Designação : Sepulturas

    Localização : Viseu, Nelas, Folhadal                                                     

    Descrição : Desconhece-se o motivo que levou o homem mediaval a fazer-se sepultar em túmulos escavados na rocha, em oposição com a tradição tumular anterior que havia optado, quase sempre, pelo enterramento feito directamente na terra ou dentro de um caixão estruturado com pequenas pedras e/ou telhas. Embora as campas abertas na rocha exigissem mais trabalho e conhecimento técnico na sua elaboração, do que os túmulos que as precederam, é um facto que na região de Viseu estes túmulos tornaram-se bastante comuns.

    A qualidade dos acabamentos, a simetria quase absoluta da grande maioria das campas e alguns pormenores que se poderão classificar de artísticos, revelam um certo profissionalismo na sua execução, próprio de operários dotados de instrumentos e de uma técnica apurada para escavar este tipo de campa nos duros granitos da região.

    Apesar de constatada a qualidade de execução das sepulturas, há um desconhecimento absoluto de quem as fez.

    Sepultura da Escola - É uma sepultura antropomórfica com cabeceira em arco ultrapassado de adulto, localizada no largo junto à escola primária.

    Sepulturas Fontaínhas - As duas sepulturas encontram-se localizadas num pinhal a sudoeste da povoação. Tratam-se de duas sepulturas antropomórficas, uma de adulto e outra de criança, ambas de cabeceira de arco de volta perfeita.